REDE NACIONAL DE TEST BEDS – Candidaturas abertas

As Test Beds são pólos de inovação que funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas às quais prestam serviços (nomeadamente PME e start-ups), com o objetivo de  disponibilização de infraestruturas e capacidade tecnológica com vista a criar as condições necessárias ao desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, que se encontrem em condições de atingir um Technology Readiness Level (TRL) entre 5 e 9, com uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/digital associada. O objetivo será acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização e o seu processo de transição digital, seja via um espaço físico ou virtual.

Dada a heterogeneidade dos setores e das áreas temáticas, as candidaturas no âmbito do presente Aviso deverão acomodar-se numa das seguintes categorias de Test Bed:

  1. a) Líder – Para esta categoria cada Test Bed terá de desenvolver no mínimo 40 produtos piloto
  2. b) Excelência; – Para esta categoria cada Test Bed terá de desenvolver no mínimo 60 produtos piloto
  3. c) Excelência Europa. – Para esta categoria cada Test Bed terá de desenvolver no mínimo 100 produtos piloto

São elegíveis no âmbito do presente AAC as empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, dos setores privado ou público.

Podem apresentar candidaturas à criação e operação da Test Bed, as empresas individualmente ou organizadas em consórcios de empresas. No caso das candidaturas à categoria Test Beds Excelência, os consórcios elegíveis podem integrar Entidades não Empresariais do Sistema de I&I

A meta a alcançar com este investimento específico do PRR é de criar 30 test beds, e permitir o desenvolvimento de 3600 produtos piloto até setembro de 2025.

CONSULTÓRIO ONLINE