Preço dos combustíveis: Redução no ISP prevista a partir de maio
Foi enviado, pelo governo ao Parlamento, uma proposta de lei para conseguir implementar um mecanismo que permita reduzir o ISP. Esta medida permutará o Autovoucher, que tem data términa no mês de abril, sendo que será um apoio avaliado trimestralmente.
O objetivo prático da medida visa diretamente a fatura a pagar pelos consumidores, tendo um efeito equivalente à redução do IVA dos atuais 23% para 13%. Contas feitas, haverá uma redução de 21,5 cêntimos por litro no gasóleo, resultando numa redução de 52% do aumento registado desde outubro. Já a gasolina apresentará uma quebra de 20,7 cêntimos por litro, o que corresponde a uma descida de 74% do aumento observado desde outubro.
Esta medida substituirá o Autovoucher, que termina no mês de abril e, pelas contas do executivo, deverá custar cerca de 80 milhões de euros. A expectativa, “dependendo do processo legislativo”, é que entra em vigor em maio.
Este apoio será avaliado trimestralmente e será mais abrangente do que o do Autovoucher, na medida em que se aplicará tanto a empresas como a famílias.
Acha que será um apoio viável? Será que é um apoio que beneficiará os cidadãos e as suas famílias?