Os Benefícios do Interim Management

Associação Interim Management Portugal

 

O “Interim Management” é uma Solução de Gestão utilizada de forma consolidada nas principais economias mundiais, com perfeito cabimento na resolução dos Problemas que se colocam na Cadeia de Valor das Empresas.

As pessoas que executam funções de “Interim Management” chamam-se “Interim Managers” e são na essência Especialistas altamente qualificados dentro da sua área de conhecimentos e com uma abordagem absolutamente “hands-on”, obtida ao longo de uma experiência profissional significativa em empresas de referência, habituados a gerir em situações de crise, a tomar decisões difíceis e com uma grande capacidade de execução e de obtenção de Resultados.

Muitas vezes confundido com a Consultoria tradicional, o “Interim Management” distingue-se pela componente da execução, ou seja, o “Interim Manager” é o principal responsável pela implementação das medidas desenhadas e preconizadas em conjunto com a Equipa de Projeto da Empresa alvo da intervenção.

Apesar de utilizada em Portugal, desde a “Expo98”, tem conhecido vários desenvolvimentos, apesar de ainda não ter atingido o nível desejado de notoriedade e utilização pelos nossos Empresários.

O “Interim Management” baseia-se em práticas de gestão que visam enfrentar com sucesso os múltiplos Desafios com os quais as PME’s se vêm confrontadas no dia a dia, amplificados com as contingências da atual conjuntura e crise pandémica.

A maior parte dos desafios das empresas cabem nas seguintes categorias:
– Melhoria de Resultados
– Excelência Operacional
– Internacionalização
– Transformação Organizacional
– Implementação de Novos Projetos
– Capacitação das Equipas
– Substituição Temporária de Competências

O “Interim Management” traduz-se na assunção de uma Missão por um Gestor Externo, durante um determinado período de tempo, para executar um Plano de Ação ou um Projeto específico, acordados com o Empresário, com vista à obtenção de determinados resultados pré-definidos.

O “Interim Management” permite assim que as Empresas, independentemente da sua dimensão, setor de atividade e ciclo de vida, possam ter acesso a Capacidade Diretiva Externa, sempre que essas competências não estejam disponíveis na equipa, ou estando, não seja viável a sua utilização, por impossibilidade de acumulação de tarefas. Indicadores como a diminuição acentuada de Vendas e Resultados e outras evidências podem ser a ponta de um “iceberg” que oculta outras realidades, nem sempre reconhecidas em “timing” pelos Empresários, como uma necessidade premente.

Nestas circunstâncias, é muitas vezes necessária a vinda de um “expert” de fora da empresa para iniciar o processo de Mudança e de Recuperação. Esta visão externa, independente e descomprometida, trazida pelo “Interim Manager”, pode ser essencial para que, em conjunto com a Estrutura da Empresa se desenhe o melhor Plano de Ação possível e se dê corpo, com o envolvimento de todos, ao desejado “turnaround”, rumo à Retoma e ao caminho do Sucesso.

As Empresas necessitam, hoje mais do que nunca, de se adaptar às alterações que estão a ocorrer no mercado e na economia em geral, sendo evidente que os tradicionais modelos de gestão podem estar mal adaptados para fazer face a estes Desafios. As Mudanças podem ser complexas. Na gestão do processo de mudança é muito importante envolver todos os “stakeholders” sem exceção.

O “Interim Management” propicia uma adaptação “tailor-made” à realidade de cada empresa, seja para a resolução de problemas estruturais e reorganização interna, seja para a preparação de uma fase de crescimento. desmentem de forma categórica.

As Associações Empresariais têm um papel fundamental na divulgação desta Ferramenta de Gestão, que encerra um conjunto de vantagens e benefícios para o nosso tecido empresarial, pelo que registamos com agrado a intenção da Direção da ANPME de dar a conhecer este conceito inovador em termos de gestão empresarial, aos seus Associados.

Foi recentemente criada a AIM – Associação Portuguesa de Interim Management, que tem como Missão a divulgação, o desenvolvimento e a promoção do conceito em Portugal, o que permitirá uma melhor difusão e notoriedade desta ferramenta junto do mercado, motivando o interesse e a vontade de experimentação pelo nosso tecido empresarial.

O “Interim Management” pode assim contribuir de forma inequívoca para a melhoria da capacitação das PME’s e requalificação das suas Equipas, para melhor competirem num Mercado Global (Ótica Económica) e simultaneamente aproveitar a experiência e competências de um conjunto de Profissionais Séniores altamente qualificados (Ótica da Utilidade Social), tudo isto com um impacto altamente positivo na economia e na sociedade em geral.
Em suma, para a resolução dos problemas que ocorrem na cadeia de valor das PME’s, existem várias alternativas.
O “Interim Management” não é a panaceia universal para todos os males das Empresas , mas é claramente uma opção adequada e o melhor “value for money”, quando comparado com a Consultoria ou com a Contratação tradicional.

P. Jorge
Managing Partner da “EasyTalent” e Vice-Presidente da AIM-Associação Interim Management Portugal

CONSULTÓRIO ONLINE