O perfil do trabalhador português

Conhecer o perfil do trabalhador português é importante na altura de contratar.

O emprego em Portugal já recuperou da pandemia, estando a taxa de desemprego nos valores mais baixos dos últimos 20 anos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, a população empregada atingiu 4,81 milhões de pessoas, dos quais 2,42 milhões são homens e 2,38 milhões são mulheres.

Olhando para as idades, a classe maioritária tem entre os 45 e os 54 anos

  • 53% dos trabalhadores portugueses têm entre 35 e 54 anos, totalizando 2,5 milhões de pessoas.
  • Acima de 54 anos constituem 23% dos trabalhadores.
  • Dos 25 aos 34 representam 18,4%.
  • A classe dos jovens entre 16 e 24 anos representa apenas 5% dos trabalhadores.

A nível de escolaridade, mais de um terço dos trabalhadores alcançou o ensino básico, representando a maior fatia. De seguida, surge a frequência do ensino superior (1,6 milhões), e, por último, os trabalhadores que completaram o ensino secundário.

Quanto à atividade desenvolvida, 72% dos trabalhadores encontram-se ligados ao setor dos serviços, 24% trabalham na indústria, construção, energia e água e apenas 6% estão empregados na agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca.

A maioria dos portugueses trabalham por conta de outrem, na sua maioria através de contrato sem termo e no setor privado. Apenas 14% são trabalhadores por conta própria.

O regime de teletrabalho tornou-se mais comum devido à pandemia, tendo 9,9% das pessoas trabalhado sempre ou quase sempre a partir de casa.

No que diz respeito aos salários, a remuneração bruta mensal média por trabalhador em 2021 foi de 1.361 euros.

Tendo em conta estes dados, é possível ter-se uma visão mais abrangente e completa sobre o panorama do mercado de trabalho atual e sobre o perfil do trabalhador português.

Ainda dentro deste âmbito, estão a ser estudadas as preferências e os valores dos trabalhadores no que diz respeito ao emprego. Caso pretenda contribuir para um melhor conhecimento sobre o que é que é importante num emprego, deixamos um breve questionário que se destina a dar resposta a essa problemática:

ACEDER AO FORMULÁRIO

CONSULTÓRIO ONLINE