Mais de seis mil milhões” para o turismo.
IVAucher arranca a 1 de junho
IVAucher arranca a 1 de junho
O pacote de medidas para apoiar o setor do turismo ascende a mais de seis mil milhões de euros e foi aprovado, na quinta-feira, pelo Conselho de Ministros. Siza Vieira adiantou ainda esta sexta-feira, dia em que decorreu a apresentação do plano, que o IVAucher vai arrancar já no próximo dia 1 de junho.
Governo apresentou, esta sexta-feira, um pacote de medidas para apoiar o setor do turismo a recuperar da crise gerada pela pandemia. As ajudas, que foram aprovadas pelo Conselho de Ministros na quinta-feira, ascendem, no total, a “mais de seis mil milhões” de euros. Além disso, o IVAucher deverá arrancar já no próximo dia 1 de junho.
O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, explicou que o plano para o turismo – que é também para “estimular a economia” – estrutura-se em quatro pilares de atuação: apoiar as empresas, fomentar a segurança, gerar negócio e construir o futuro.
“O nosso objetivo é chegarmos a 2027 no nível que projetámos em 2017”, referiu Siza Vieira, adiantando que nessa altura foi projetado um “ritmo de crescimento da receita turística que atingisse 27 mil milhões de euros em 2027″.
O ‘pacote’ de medidas para o turismo “prevê um investimento de mais de seis mil milhões de euros para assegurar esta aceleração daqui até 2027″, detalhou o ministro da Economia. “Com um papel muito significativo do Banco Português de Fomento (…), mas também do Turismo de Portugal”, acrescentou.
“Este foi o setor mais impactado pela crise que a pandemia causou”, disse o ministro Siza Vieira, justificando com as restrições que foram adotadas por vários países em todo o mundo numa tentativa de controlar a pandemia. “Agora, estamos num momento diferente, estamos num momento de projetar o futuro“, referiu.
Siza Vieira fez saber ainda que o IVAucher deverá arrancar já no próximo dia 1 de junho. O IVAucher é um programa, lançado pelo Governo, para incentivar o consumo nos setores da restauração, cultura e alojamento.
“Entendemos que estamos em condições de lançar já no início de junho“, disse o ministro da Economia, justificando que o programa não foi lançado nos primeiros três meses do ano, como estava previsto, devido ao confinamento.
o IVAucher pretende estimular o consumo nos setores mais afetados pela pandemia através da possibilidade de os consumidores poderem acumular todo o IVA suportado nestes mesmos setores, descontando-o nas compras seguintes.